3 Crenças Budistas que Aliviarão sua Alma (E Tornam Você Muito Mais Feliz!)

Você não precisa praticar meditação ou yoga para se beneficiar de ideias budistas. Existem elementos poderosos para a filosofia budista que se aplicam a todos nós.
Entender os seguintes três princípios budistas pode ajudá-lo a criar uma mudança positiva em sua vida. São eles:


1) Dukka: A vida é dor e causa sofrimento.

Esta é a primeira verdade nobre do budismo. Você pode pensar que isso parece bastante negativo. Mas há mais do que simplesmente "A vida é difícil, então aceite-a".
A verdade é que criamos mais sofrimento em nossas vidas evitando emoções difíceis.
Sim, Buda está certo. Cada um de nós experimentará, alguma vez, emoções desagradáveis ​​como ansiedade, estresse, tristeza, etc.
Muitas vezes, tentamos evitar esses sentimentos através de anexar-nos a itens materiais e estados fugazes de ser como excitação. No entanto, fazê-lo é muitas vezes uma receita para mais decepção e tristeza.
Então, ao invés de temer o sofrimento, se optar por estar ciente disso e aceitá-lo, pode acabar por reduzir nosso sofrimento. Alan Watts diz:
"Sempre haverá sofrimento. Mas não devemos sofrer sobre o sofrimento ".
Como isso pode beneficiar você em sua vida diária? Perceba que existe o poder de aceitar que a morte, a doença, o sofrimento e a perda façam parte da vida.
Você pode parar de se associar ao pensamento de que a vida deve ser fácil e sem dor. Ao fazê-lo, você está se tornando mais aberto à mudança e à incerteza, o que paradoxalmente tornará sua vida mais agradável e divertida.


2. Anitya: A vida é mudança.

Anitya significa "impermanência", que afirma que nada é consertado. Tudo está mudando. O tempo muda, nossas emoções mudam, nascemos e finalmente passamos; A única lei no universo é que a mudança é constante.
Este conceito pode nos ajudar quando experimentamos emoções difíceis, como sabemos que não vão durar para sempre. Nossa dor passará.
Quando experimentamos alegria, quando sabemos que o sentimento é fugaz, então é melhor aproveitá-lo enquanto dura. O filósofo grego Heráclito refletiu a crença quando ele disse: "Você nunca pode entrar no mesmo rio duas vezes". Tudo o que temos é o momento presente.
Como isso pode beneficiar você em sua vida diária? Ao abraçar a ideia de impermanência, é assustador, pode ser bastante libertador. Isso nos ajuda a apreciar todas as coisas boas que temos na vida ao perceber que o mal não durará para sempre.
É também a lei do universo, por isso, abraçando essa ideia, você está fluindo literalmente com tudo o que há, ao invés de lutar contra isso.

3. Anatma: O eu está sempre mudando.

O budismo diz que não existe um "eu" fixo e estável. Nossas células, memórias, pensamentos, experiências sempre mudam ao longo do tempo. Nós nos damos nomes, títulos e personalidades para que ele sinta que existe uma sensação de "eu". Mas esta é outra ideia que nos foi dada pela nossa sociedade.
De acordo com o budismo, nossas vidas são uma história que podemos mudar. Como Thich Nhat Hanh diz: "Graças à impermanência, qualquer coisa é possível".
Como isso pode beneficiar você em sua vida diária? No oeste, muitas vezes dizemos para "nos encontrar". No entanto, ao abraçar essa ideia, podemos criar-nos. Se estamos tendo um dia livre, podemos perceber que amanhã será diferente. Todos os dias oferece novas possibilidades para expandir quem somos.

Este artigo foi originalmente publicado no The Power of Ideas. 

Clique aqui para receber mensagens por e-mail!