segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Meditação Diária


Pesquisas de instituições respeitadas do mundo inteiro sugerem que os mais modernos antidepressivos podem, em muitos casos, ser substituídos – ou pelo menos complementados – por uma das mais antigas práticas do budismo: A meditação.

A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Meditar é uma boa oportunidade para dar um tempo, ou, numa palavra, desacelerar.
Dedique alguns minutos do seu dia para meditação, será um presente para sua mente, um alivio na alma.

Exercício de meditação básico:

Foque em uma palavra, frase curta, som ou oração. 
Sente-se em silêncio e numa posição confortável. 
Feche os olhos.
Relaxe os músculos, dos pés à cabeça.
Respire devagar e naturalmente.
Ao mesmo tempo, diga a sua frase, som ou palavra silenciosamente, para você mesmo.
Tenha uma atitude passiva.
Não se preocupe se está indo bem. 
Quando outro pensamento vier à mente, retorne com calma a seu tema de repetição.
Concentre-se assim por dez a vinte minutos.
Não se levante imediatamente. 
Continue sentado e em silêncio por algum tempo, permitindo que outros pensamentos retornem. 
Só então abra os olhos.

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